Educação Infantil e Ensino Fundamental

Educação Infantil

Com André Lapierre nos defrontamos com uma realidade constantemente observada no trabalho escolar: a criança pequena descobre o mundo com o corpo. Seu corpo fala e vive tudo ao seu redor. Aos poucos, ao descobrir a fala, seu corpo vai falando menos e dando maior espaço a linguagem oral. Com o passar dos anos, cada vez mais a criança verbaliza tudo e sua linguagem corporal vai ficando cada vez mais "travada", o que provoca um desequilíbrio que iremos sentir nitidamente na adolescência, onde surgem problemas de ordem afetiva e emocional, que geralmente interferem na escolaridade.

Todas as turmas trabalham uma vez por semana em um espaço amplo e limpo de qualquer objeto. O professor é um estimulador participativo do grupo onde joga e brinca livremente com as crianças e volta a ser criança. Sugere objetos relacionais como bola, arcos, cordas, tecidos, etc., explica as regras do jogo, onde são estabelecidos os limites e o objetivo principal: a expressão não verbal. A música é utilizada também como estimuladora, passando de clássica a folclórica, levando o grupo ao movimento, à calma e ao relaxamento.

Este trabalho facilita as relações: da criança com o próprio corpo, com o corpo do outro e com o mundo, a aceitação das próprias limitações e o auto-conhecimento, o saber conviver com as emoções e sentimentos próprios e do outro, o domínio corporal, que permite um desprendimento do próprio corpo, dando espaço à criatividade, ao pensamento ligado à ação inteligente, ao desenvolvimento cognitivo e à compreensão do conhecimento.

Na alfabetização, a teoria de Emília Ferreiro nos coloca frente a uma nova realidade: o processo de alfabetização inicia-se a partir do momento em que a criança vê o mundo. Esta alfabetização começa com a leitura de mundo. Os estímulos visuais e orais que valorizam a escrita como forma de comunicação, são utilizados a partir da primeira infância.

A utilização constante da escrita vivenciada com a criança faz despertar o significado da leitura e escrita, tornando o processo de alfabetização um processo inteligente e não de memorização. Ao contrário do treinamento e da memorização, leva a descoberta, o que é a chave do prazer do conhecimento.

O papel do professor passa a ser de estimulador e não de centralizador do saber.

Esta proposta nos leva a uma postura integrada em todas as áreas. Não apresentamos figuras estereotipadas. A decoração das salas é feita somente pelos trabalhos das crianças. Os trabalhos escritos são desprovidos de treinamento e na maioria das vezes, espontâneos. Quando dirigidos, a direção é feita em forma de estímulo para alcançar um objetivo específico, e usando material alternativo, explorando a criatividade de cada um. Por isso, dificilmente os trabalhos são iguais, o tema pode ser o mesmo, mas o resultado final será sempre de um trabalho diferenciado. Na evolução do trabalho, a criança começa a diferenciar o desenho da escrita, começa a perceber que a escrita é um símbolo com um significado.

As crianças começam a perceber que os símbolos criados por eles, como a escrita, são reconhecidos pelos outros e só então são apresentados ao alfabeto, que fica exposto na sala. Então é explicado às crianças que foram criados símbolos universais para que todos se entendessem e que nós sabemos lê-los. Em seguida, ao reconhecerem seus nomes, trabalham a partir deles, fazendo associações com os outros nomes, reconhecem as letras dos nomes quando aparecem em rótulos, em revistas, em propagandas, etc.

Vão seguindo nesse processo contínuo da descoberta da leitura e da escrita e cada um, no seu próprio ritmo, vai sendo alfabetizado. O professor é um facilitador, um questionador e um estimulador constante do aprendizado e da socialização do grupo, onde a descoberta do outro, a descoberta de si mesmo, a descoberta do grupo nos leva a descoberta do mundo ao prazer do saber.

Nosso objetivo é proporcionar o desenvolvimento integral de crianças a partir de 03 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Resultando num excelente preparo, rumo ao futuro!
 

MATERNAL II

Para crianças com dois anos completos até 01 de março, desde que já estejam começando a caminhar.

Nesta fase a criança recentemente aprendeu a andar e a falar e assim começa a experimentar o mundo de uma forma muito excitante. É também nesta fase que a criança começa a brincar e a interagir com outras crianças, aprendendo a dividir e a repartir o que é seu.
No Maternal II, a ênfase é para o desenvolvimento da coordenação motora da criança, bem como à música, às artes e ao desenvolvimento da linguagem, através de estórias, rodas e "conversas informais".

 

MATERNAL III

Para crianças com três anos completos até 01 março

Nessa fase, as crianças já iniciam o seu aprendizado com um conteúdo bem definido. Planos didáticos semanais e uma multiplicidade de atividades para essa faixa de idade objetivam prender-lhes a atenção, melhorar a auto-confiança, já iniciando o plantio da sementinha pelo gosto em aprender.
As crianças exploram diariamente todos os 5 sentidos, manipulam objetos como o quebra-cabeças, simulam situações do dia-a-dia através de pequenas representações teatrais e interagem com a professora. Aprendem também a compartilhar seus sucessos e incertezas, desenvolvendo, assim, sua autoconfiança.

 

1º PERÍODO

Para crianças com quatro anos completos até 01 março.

Nesta fase, o programa ajuda a criança a desenvolver habilidades para uma futura alfabetização, assim como ajuda a fortalecer uma autoconfiança e um gosto por aprender.
O programa educacional do primeiro período é baseado em uma balanceada mistura de aulas e brincadeiras pedagógicas, que são especialmente desenhadas para que as crianças sintam-se atraídas e motivadas pelo processo de aprender.

 

2º PERÍODO

Para crianças com cinco anos completos até o dia 01 de março.

O programa pedagógico do 2° período contém o que há de mais moderno e eficiente em matéria de ensino. Esta é a fase onde se inicia a intensificação do preparo para que a criança curse o Ensino Fundamental, com sucesso, um ano depois.
Este é o momento em que a criança reforça o gosto pelo aprendizado e prepara-se para um entendimento sério da comunicação escrita, lida e falada. Ela também começa a ser treinada em conceitos matemáticos fundamentais, como classificação, numeração e ordenação. A criança nesta fase, também aprende como a Ciência e a Natureza impactam o ambiente onde vivem. Neste estágio, a responsabilidade como cidadã sobre questões ecológicas começa gradualmente a ser passada para a criança. Afinal de contas, somos todos responsáveis pela saúde do planeta em que vivemos.
Além disso, a criança desfruta, ao longo do ano, de muitas oportunidades para desenvolver a criatividade nata que possui, através de atividades como pintura, desenho e música. A parte física é também muito valorizada, pois várias atividades com o corpo são desenvolvidas nessa fase para que ela cresça saudável. Todos os professores da Escola preocupam-se com todos os aspectos do desenvolvimento infantil.

 

 

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